Dias
Horas
Minutos
Seconds

Para si que é apaixonado pelo seu negócio

70% de desconto nos primeiros 3 meses

Ano Novo, Software de Gestão na Cloud Novo

Desconto nos primeiros 3 meses

Junte-se a nós

O contabilista do futuro já hoje 

Saiba o que o contabilista do futuro pode fazer pela gestão da empresa.

A contabilidade tão inteligente que se torna invisível.

Com o PHC GO, Querer é poder.

Faturas com QR Code obrigatórias a partir de 2022

PHC GO pronto para começar a faturar

Prepare a sua empresa: a partir de 1 de janeiro de 2022, faturas só com QR Code

Previsto para o início de 2021, a Autoridade Tributária veio reformular a obrigatoriedade de inclusão do QR Code nas faturas. Uma medida que, embora voluntária para as empresas em 2021, proporciona um conjunto de benefícios fiscais, caso incluído na faturação até 31 de dezembro.

Com a reprovação do Orçamento de Estado para 2022, mantém-se obrigatória a inclusão do QR Code em todas as faturas e documentos fiscais relevantes. Código com especificações técnicas definidas pela AT, assim como para o ATCUD – suspenso de obrigação para 2022, juntamente com as comunicações de séries, segundo o Despacho n.º 351/2021.XXII.

Enquanto software de gestão completo e adaptável, o PHC GO está pronto para que comece a faturar hoje com o QR Code, garantindo o cumprimento das suas obrigações fiscais.

Faturas com QR Code: o que precisa de saber

QR Code consiste num código de barras bidimensional que permite aos contribuintes comunicar as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes à AT de uma forma simples e rápida.  

Com a fiabilidade e segurança dos dados da fatura, o QR Code facilita o trabalho de gestores que lidam diariamente com um elevado volume de informação para analisar e introduzir.  

Reduzindo, consequentemente, o tempo dedicado em tarefas rotineiras, como a inserção manual de faturas e despesas.  

Que mais precisa de saber sobre o QR Code? A nossa equipa explica. 

O que fazer, como e quando?

Prepare a sua empresa garantindo que tem um software de gestão capaz de emitir faturas com QR Code. Esteja atento ao calendário:

Código QR

Como incentivo, as empresas que implementem o QR Code nas faturas e documentos fiscalmente relevantes terão direito a um benefício fiscal.
Até 31 de Dezembro de 2021
A partir do dia 1 de janeiro de 2022

Códigos QR

Inclusão obrigatória do QR Code em todas as faturas e documentos fiscalmente relevantes.

Benefícios de Faturas com QR Code

Lembre-se, embora obrigatório, o QR Code existe como medida essencial para a evolução digital das empresas, contribuindo para: 

Como garantir o cumprimento das novas obrigações legais?

Seja qual for o a dimensão ou sector, a sua empresa terá de incluir o QR Code nas faturas a partir de 1 de janeiro de 2022. Para isso, precisa de garantir uma solução que cumpre com os requisitos legais: o PHC GO. 

Adaptado às necessidades das pequenas empresas, o PHC GO é o software de gestão online certificado pela AT que assegura o cumprimento sem esforço de todas as obrigações legais e tributárias. Como? 

Peça hoje uma demonstração gratuita sem compromisso e saiba como responder facilmente às novas normativas legais com um software de gestão completo. 

senhora com uma fatura com qr code do sistema de gestão PHC GO

Já deu início à evolução digital da sua empresa?

Beneficie do apoio dos fundos europeus com a aquisição do PHC GO, o software de gestão que acelera os resultados da sua empresa.

F.A.Q.

A sua empresa está abrangida?

Enquanto medida obrigatória para 2022, o código QR abrangerá todas as empresas. Uma norma legal que as empresas devem de cumprir. Como? Com O PHC GO 

Enquanto software de gestão completo, o PHC GO automatiza os processos de faturação, simplificando o processo de comunicação com a Autoridade Tributária (AT), ajudando-o a preparar-se para esta medida dentro do respetivo prazo.

Que tipo de documentos estão incluídos?

Para além das faturas, estão incluídos os documentos fiscalmente relevantes, ou seja: documentos de transporte, recibos e quaisquer outros documentos emitidos que, independentemente da sua designação, sejam suscetíveis, nomeadamente, de apresentação ao cliente e que possibilitem a conferência de mercadorias ou de prestações de serviços. 

O que é o ATCUD?

O ATCUD, ou código único do documento, é a conjugação do código de validação da série e o número sequencial do documento dentro da respetiva série. Este código será obtido junto da AT.  

Como é que o ATCUD é gerado?

Até ao momento, a AT não dispõe ainda de mecanismos para a comunicação, por parte das empresas, das séries de documentos fiscalmente relevantes. Por isso, é impossível gerar o ATCUD para incluí-lo nos documentos, pelo que a sua aplicação não pode verificar-se, ficando a sua menção junto ao QR Code vazia – ou seja “ATCUD 0”.

Drive FX agora é PHC GO

Descubra o software de gestão pensado ao pormenor para
responder às necessidades do negócio

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.