13 de Agosto, 2021

Faturas com ATCUD a partir de 2022: PHC GO preparado para faturar

Para além do QR code, a partir de 2022 as faturas têm de incluir obrigatoriamente o Código Único de Documento (ATCUD). Para isso, só precisa de comunicar as séries de faturação à Autoridade Tributária e, tudo o resto, o PHC GO resolve.
jovem empresária a utilizar o programa de faturação PHC GO no tablet

O ano de 2022 marca o início de novas regras na faturação. É por isso fundamental assegurar que quando esse momento chegar, a sua empresa está preparada com a garantia de que o software de gestão consegue responder às exigências, da melhor maneira.

O PHC GO permite antecipar a adaptação da sua empresa às novas exigências, estando preparado para faturar com o ATCUD assim que for feita a comunicação das séries à Autoridade Tributária.

Uma vez obtido o código de validação das séries documentais, a sua empresa pode realizar a emissão de faturas e de documentos fiscalmente relevantes cumprindo com os requisitos exigidos.

Comunicação das séries à AT: o que fazer e como?

Numa medida que visa agilizar a faturação eletrónica, a comunicação de séries à AT, irá realizar-se entre os meses de outubro e dezembro de 2021. A partir de 1 de janeiro de 2022 passa a ser obrigatória a inclusão do ATCUD no layout de documentos emitidos.

De acordo com as novas regras de faturação e segundo o Decreto Lei 28/2019, “os sujeitos passivos devem comunicar por via eletrónica à AT, antes da sua utilização, a identificação das séries utilizadas na emissão de faturas e demais documentos fiscalmente relevantes por cada estabelecimento e meio de processamento utilizado”.

Deste modo, por cada série documental comunicada, a AT atribui um código que deve integrar o Código Único de Documento. Para a obtenção do código de validação das séries documentais, os sujeitos passivos devem comunicar:

  • O identificador da série do documento;
  • O tipo de documento, de acordo com as tipologias documentais definidas;
  • O início da numeração sequencial a utilizar na série, de acordo com o definido no n.º 3 do artigo 3.º;
  • A data prevista de início da utilização da série para qual e qual é solicitado o código de validação.

Este código de validação de série, com o formato ATCUD: Código de Validação-N Sequencial, atribuído pela AT, é composto por um mínimo de oito carateres e apresenta os seguintes elementos:

  • Código de validação da série;
  • Número sequencial do documento dentro da série.

Estabeleceu-se ainda a data de 31 de dezembro de 2021 como prazo limite para a utilização de documentos pré-impressos em tipografia autorizada sem a menção ao ATCUD. Data que, se ultrapassada, impossibilitará que as empresas continuem a faturar de acordo com a lei.

Comece já a faturar com o PHC GO

Para que possa assegurar com antecedência a comunicação das séries à AT, o PHC GO, dá-lhe a possibilidade de, a partir de setembro, ter esta funcionalidade com todas as ferramentas necessárias para que possa posteriormente colocar em todas as séries de documentos fiscalmente relevantes o código de identificação único — ATCUD.

Desta forma, assegura estar em conformidade com lei, garantido, simultaneamente, a automatização de todos estes passos com o PHC GO.

O software de gestão online, certificado pela AT, que permite de modo rápido e fácil a faturação com o ATCUD incluído.

Are you ready to GO?

Para que possa dar resposta aos desafios digitais da sua empresa, beneficie do apoio dos fundos europeus com a aquisição do software de gestão PHC GO.

Seja o primeiro a saber quando o add-on Equipamento estiver disponível

Deixe-nos os seus dados:

  • Conheça todas as novidades relacionadas com esta funcionalidade
  • Seja notificado quando o add-on equipamento estiver disponível na PHC GO Store
  • Tenha desde já acesso a uma instalação PHC GO, para que possa explorar o software, sem qualquer compromisso.






    * campos de preenchimento obrigatório

    Drive FX agora é PHC GO

    Descubra o software de gestão pensado ao pormenor para
    responder às necessidades do negócio

    Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

    Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.