Excelência Empresarial na Cloud

70% de desconto nos primeiros 3 meses + Desconto exclusivo no add-on de inteligência artificial

O que precisa de saber sobre retenção de IRS a clientes e fornecedores

A retenção de IRS nas empresas pode ocorrer tanto na faturação a clientes como nas compras a fornecedores. No entanto, estas retenções funcionam de forma diferente. Saiba mais sobre a retenção deste imposto e como o PHC GO o vai ajudar a ter em dia a gestão de tesouraria.
O que precisa de saber sobre retenção de IRS a clientes e fornecedores

O cumprimento das obrigações legais é uma prioridade para os gestores, que precisam de garantir o controlo do pagamento dos impostos e, ao mesmo tempo, evitar multa por parte da Autoridade Tributária (AT).

Assim, a retenção de IRS – sobre as vendas ou compras – traz vários benefícios para as empresas, contribuindo para uma maior estabilidade e segurança financeira e de tesouraria.

Como funciona a retenção de IRS para as empresas?

O objetivo da retenção de IRS é reduzir o pagamento de IRS no final do exercício. Assim, o valor retido será deduzido ao valor a pagar. Se a retenção ultrapassar a importância devida, o excedente será devolvido em sede de liquidação fiscal.

E pode fazê-lo tanta na faturação a clientes, como nas compras.

No caso das vendas, quando fatura acima de um limite anual, deve reter uma parte do imposto devido pelo cliente, como forma de adiantamento do que o cliente terá de pagar na sua declaração de IRS.

Já nas compras a fornecedores a retenção de IRS ocorre quando a empresa adquire bens ou serviços de um fornecedor. Neste caso, a empresa que efetua a compra deve reter uma parte do valor da fatura emitida pelo fornecedor para que, tal como na faturação a clientes, haja o adiantamento no pagamento do imposto.

Como assegurar a retenção correta?

Com o PHC GO. O software está preparado para apoiar na configuração da retenção de imposto nos clientes e nos fornecedores.

Consegue ainda integrar a faturação com outras áreas essenciais à gestão do seu negócio, como a gestão de tesouraria ou a gestão de clientes. Tudo isto com acesso online, em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Experimente já o PHC GO, de forma gratuita e sem compromisso, durante 14 dias.

Garanta uma retenção correta e rápida dos impostos: deixe o software trabalhar por si.

Com o PHC GO, querer é poder.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.