5 de Novembro, 2021

Faturas com QR Code obrigatórias: PHC GO preparado para faturar

Prepare-se para faturar sem preocupações com o QR Code. Elemento obrigatório para todas as faturas e documentos fiscalmente relevantes a partir do dia 1 de janeiro de 2022, mas que pode já antecipar com o PHC GO.

O ano de 2021 deveria marcar o início das faturas e documentos fiscalmente relevantes com o QR Code. Contudo, a promulgação do O.E. de 2021 deu ao QR Code um caráter facultativo mas que, embora opcional, concedesse às empresas benefícios fiscais se incluído nas faturas até 31 de dezembro.

Com a reprovação do Orçamento de Estado para 2022, mantém-se obrigatória a inclusão do QR Code em todas as faturas e documentos fiscais relevantes, a partir de 1 de janeiro de 2022.

De forma a apoiar o fácil cumprimento fiscal das empresas, o PHC GO é o software de gestão completo e online preparado para que fature hoje mesmo com o QR Code sem esforço.

QR Code: aliado das pequenas empresas

O QR Code existe para garantir a fiabilidade dos dados da fatura, atuando como medida de combate à fraude fiscal, dificultando assim a economia paralela. Um recurso que deve de obedecer às especificações técnicas definidas pela AT e que é facilmente desempenhado pelo PHC GO.

O resultado desta inclusão? Uma gestão mais completa, ágil e fácil que proporciona um novo nível de produtividade e com menos o tempo gasto em tarefas, graças a redução de tarefas como a inserção manual de faturas e despesas.

O ATCUD e a comunicação das séries de faturação à AT

Assim como o QR Code, os documentos de faturação devem incluir o ATCUD, o Código Único de Documento. Segundo o Decreto Lei 28/2019, “os sujeitos passivos devem comunicar por via eletrónica à AT, antes da sua utilização, a identificação das séries utilizadas na emissão de faturas e demais documentos fiscalmente relevantes por cada estabelecimento e meio de processamento utilizado”.

De acordo com este dispositivo legal, o ATCUD é a conjugação do código de validação da série e o número sequencial do documento dentro dessa mesma série, um código obtido junto da Autoridade Tributária.

Contudo, com a publicação do Despacho n.º 351/2021.XXII, fica suspensa para 2022 a comunicação de séries e a obrigação de aposição do código único de documento (ATCUD), obrigatoriedade disposta no Decreto-Lei n.º 28/2019.

Opte, hoje mesmo, por uma gestão mais completa

Experimente grátis o PHC GO sem compromissos ou fidelizações e descubra como responder aos desafios do dia a dia com um potente e intuitivo software de gestão, focado naquilo que verdadeiramente importa, ou seja, o crescimento do seu negócio.

Digitalize a sua empresa e beneficie do apoio dos fundos europeus para a aquisição do software de gestão PHC GO.

Are you ready to GO?

Drive FX agora é PHC GO

Descubra o software de gestão pensado ao pormenor para
responder às necessidades do negócio

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.