“Fazer crescer o negócio” é um objetivo algo vago, mas que se torna essencial para donos de pequenas empresas. Mesmo sem um plano detalhado de crescimento, um negócio que cresce irá, naturalmente, tornar-se maior.
Ao mesmo tempo que um negócio cresce e angaria mais clientes, vai necessitar de aumentar o número de funcionários. No entanto, para conseguir contratar mão-de-obra deverá obter um grande fluxo financeiro.
Por mais complicadas que as coisas possam parecer no início de um negócio, o panorama pode ficar ainda mais complexo quando a quantidade de dinheiro e despesas aumenta.
Felizmente, existem várias soluções quando se trata de simples Software de Gestão para pequenos negócios. Todas elas com o objetivo de simplificar o processo de crescimento.
Faça você mesmo a contabilidade
Quando a contabilidade começa a tornar-se mais complexa, o instinto é contratar um profissional especializado.
Em muitos casos é a escolha certa. No entanto, para muitas empresas, o orçamento não é suficiente para adicionar outro funcionário. A última opção é ser você a tratar a sua contabilidade ou dividir a tarefa por vários colaboradores.
Esta estratégia traz alguns inconvenientes e o principal é a possibilidade de erro humano. De acordo com o AccountingWeb, 27.5% dos profissionais encontram erros em dados trabalhados manualmente.
Muitos dos problemas detetados resultam de mau uso do software: as estatísticas mostram que 17% dos erros acontecem depois de o utilizador ter apagado fórmulas Excel e 13% devem-se a cálculos mal feitos fora do software.
O Excel tem vários benefícios, mas não é suficiente para realizar o balanço, controlar despesas, inventário e salários. Não é um programa intuitivo o suficiente para agregar todas estas funções, sem terminar com um erro.
O software especializado em contabilidade, por outro lado, é construído para facilitar a introdução de dados e reduzir o erro humano, através da automatização de tarefas. Além disso, se colocar todos os números no software, irão aparecer menos erros – que facilmente poderiam ocorrer com informação tratada à mão.
![]() |
Thank you for Signing Up |

Tempo é dinheiro…saiba usar os dois
Se o seu pequeno negócio já está a disparar em todas as direções, poderá parecer impensável assumir o cargo de CFO, ao mesmo tempo que já exerce o de CEO.
O software de gestão online oferece, muitas vezes, a possibilidade de listar vários utilizadores, permitindo uma partilha de informação muito mais rápida e simples. É possível passar tarefas a qualquer pessoa da sua equipa, em qualquer lugar, em vez de ter que andar a correr atrás de toda a gente para perceber quais foram as despesas da empresa naquela semana.
Sobre poupar tempo…
De acordo com dados do Nucleus Research, usar um sistema de base na cloud leva a um aumento de 170% no Retorno sobre Investimento. De onde vem este retorno extra?
O estudo refere cerca de 500 horas poupadas na introdução manual de dados, 28.262 mil euros salvos em custos de manutenção e o benefício de não ter que contratar novos funcionários para a contabilidade.
A tendência? Usar software de gestão na cloud, que o pode ajudar a poupar dinheiro através da redução do erro humano e da quantidade de tempo passado a verificar números – conseguindo rentabilizar esse tempo a gerir, de facto, o negócio.
Aumento o software com o seu negócio
Uma das maiores vantagens de usar Software de Gestão na Cloud