Excelência Empresarial na Cloud

70% de desconto nos primeiros 3 meses + Desconto exclusivo no add-on de inteligência artificial

31 de January, 2024

Tesouraria previsional: a chave para o sucesso financeiro 

A gestão da tesouraria é uma tarefa desafiante, mas essencial para o sucesso financeiro de qualquer empresa. Afinal, quantas vezes já lhe teria sido útil fazer previsões financeiras corretas e detalhadas de todos os valores a pagar e a receber?
tesouraria previsional

Para uma gestão financeira estratégica, torna-se crucial controlar os fluxos de entrada e saída de dinheiro de modo a gerir melhor o estado da tesouraria e antecipar as necessidades do negócio a longo prazo. Como? Com uma tesouraria previsional.  

A tesouraria previsional é uma importante ferramenta de gestão financeira que recorre a dados históricos para fazer projeções futuras. Com o histórico é possível estimar os padrões de fluxo de caixa da empresa e, por sua vez, tomar decisões mais informadas e, até, evitar problemas de liquidez.   

Mas, como funciona isto na prática? Vamos ver.  

Tesouraria previsional e antecipação de movimentos recorrentes

Todas as empresas têm custos fixos e movimentos recorrentes, sendo fundamental prever a data de entrada e saída destes movimentos. Esta funcionalidade garante uma visão clara sobre a data e o valor desses movimentos, permitindo um planeamento financeiro mais eficaz e rigoroso. 

Para assegurar um apuramento fiável dos valores a prever, os dados recolhidos pelo software têm origem em:  

  • Contas-correntes de clientes não regularizadas (com pagamento a 3 meses); 
  • Contas-correntes de fornecedores não regularizadas (com pagamento a 3 meses); 
  • Despesas não pagas; 
  • Compensações de colaboradores à saída; 
  • Previsões com base em inteligência artificial; 
  • Previsões provenientes de introduções manuais.  

Previsões exatas com apoio de Inteligência Artificial

Ao incorporar Inteligência Artificial, o PHC GO analisa os movimentos de tesouraria dos últimos 9 meses – diários, semanais ou mensais – para prever o estado da tesouraria dos próximos 3 meses. 

Imagine que nos últimos 9 meses teve uma fatura da água para pagar. Uma vez que este custo tem sido recorrente, a aplicação consegue prever que aquela despesa voltará a ocorrer no futuro, criando automaticamente as recorrências ao longo da previsão. Os valores das previsões são guardados para que possam alimentar um snapshot que espelha as responsabilidades futuras da empresa.  

Tome decisões mais informadas e garanta uma gestão financeira sustentável com a tesouraria previsional.  

Com o PHC GO, querer é poder. 

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.